Tradutor

terça-feira, 11 de julho de 2017

O delicioso Haggis.

O mais conhecido prato da Escócia, e objeto de fascínio culinário em todo o mundo, era a refeição que nós estávamos curiosos para experimentar. A iguaria é feita dos miúdos do carneiro, ou seja, coração, rim e pulmões que são moídos, ligados com farinha de aveia, temperado com cebola, sal e especiarias e cozidos dentro do estômago do animal. Você ficou intrigado? CALMA CALMA...é uma delícia! O haggis é frequentemente servido com neeps and tatties, ou seja, um purê de turnips (um tipo de nabo) e batatas. Por mais estranho que os haggis possam parecer, o resultado final é uma obra prima culinária. 
Por muito tempo, o haggis serviu para alimentar a população mais pobre, por conter partes das ovelhas que eram "menos nobres". 
Atualmente o Haggis é o centro das atenções na famosa "Burns Night", onde a Escócia e o mundo homenageiam um dos maiores escritores de todos os tempos: Robert Burns, o Bardo nacional da Escócia. Burns também era fã do prato e em 1787 dedicou um poema inteiro ao delicioso Haggis chamado "Address to a Haggis". Comemorada anualmente no aniversário de Robert Burns em 25 de janeiro, Burns Night reúne escoceses de todo o mundo para homenagear a vida e os trabalhos do grande poeta e a cultura escocesa, onde o haggis com neeps and tatties são o ponto focal da ceia, além de danças, whisky, poesias, boa companhia e muita diversão.
Hoje a sua apresentação em banquetes, tem muita pompa: é servido ao som das gaitas de foles e cortado com uma espada pelo alto dignitário da mesa. 
A sabedoria popular conta que no passado os caçadores misturavam miudezas que não podiam ser preservadas com cereais, criando o primeiro haggis.
Embora a origem real da palavra haggis permaneça um mistério, muitas pessoas acreditam que se origina da palavra escocesa hag, que significa cortar. O prato possui conexões Viking também, pois tem fortes semelhanças com a palavra sueca hagga e o hoggva islandês, ambos também significam cortar. Os pratos de tipo Haggis ainda podem ser encontrados hoje na Escandinávia.
"Endereço para um Haggis" é um poema humorístico de Robert Burns para os haggis humildes. Apresentando o prato como uma parte simbólica da cultura escocesa, o poema de Burns liderou o caminho para que o haggis se tornasse não apenas uma refeição popular, mas o prato nacional da Escócia.
O delicioso Haggis com Neeps and Tatties é o prato da direita.

Estando na Escócia, aproveite para experimentar esta iguaria, você não vai se arrepender! Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário