Tradutor

terça-feira, 27 de junho de 2017

Na Escócia, os Clãs, Kilts e Tartans.


Viajar para a Escócia e não notar os Kilts é difícil. A gente imagina que seu uso foi esquecido e que atualmente só existam nos filmes. Que nada! Pelas ruas podemos ver pessoas de diferentes idades com o traje, e muitas lojas  comercializando as peças com vários desenhos de xadrez que você escolhe de acordo com seu Clã preferido.


Fotografamos esta vitrine no centro de Edimburgo
À direita o traje completo.

Vamos conhecer um pouquinho como eles surgiram? 
O CLÃ é um grupo social baseado no parentesco, palavra Clã vem do gaélico "Clann" que significa parentesco ou família.

A história do povo escocês se formou rodeada de muitos conflitos por domínio de Terras e autonomia.

Por volta do século XII já haviam registros de um grupo de escoceses com o mesmo padrão de xadrez nas vestes e que era vinculado a um senhor dono de terras. Este Patriarca era responsável por comandar guerras, julgar conflitos e tinha total fidelidade de seus homens que muitas vezes não eram membros da família, mas eram fiéis trocando seus serviços "militares" em troca de proteção e um pedaço de terra. Estes são os CLÃS; e cada um possuí o seu "TARTAN".
Mas, o que é o "tartan"? Ele é um tipo de xadrez com desenho, cores e até mesmo o trançado da lã diferentes., como se fosse a bandeira de cada Clã. 
E finalmente o Kilt, que era a roupa confeccionada com o tartan xadrez.
Existem alguns tipos de Kilt, dentre eles o "faileadh morr" abaixo.
Feito de uma única peça de tartan, usa-se enrolado na cintura e no pescoço e preso com um cinto de couro. Feito 100% de lã era usado como toalha e para aquecer o corpo.

Temos o Kilt tradicional de 8 yards usado em ocasiões formais e o 5 yards, casual e menos quente podendo ser usado em várias ocasiões do dia.



Houve muitas batalhas entre os clãs, e após a Batalha de Culloden e o movimento Jacobita, onde estes foram derrotados, o uso dos Kilts e a constituição de Clãs foi proibida durante 100 anos.
O Kilt, voltou a ser usado, graças ao apoio de um personagem muito importante na literatura escocesa: Sir Walter Scott. Na opinião dos historiadores, o ponto marcante e decisivo foi quando ele t rouxe o Rei Jorge IV para visitar Edimburgo e "plantou a semente" para a liberação dos kilts como traje nacional e o reestabelecimento dos Clãs.

Atualmente os membros dos clãs estão espalhados pelo mundo, e entre os mais famosos estão:
Os Mac Donalds: Eram os mais poderosos e possuiam títulos de Lordes das Ilhas.
Os campbells: Eram muito temidos na Escócia. Ficaram famosos nos combates contra os Jacobitas em 1746.
Os Mac Leouds: Estes tem origem nórdica e seu patrono vive no Castelo de Dunvegan na Ilha de Skye, Escócia. Todas as gerações deste clã residiram neste castelo desde sua formação.
Os stuarts: Formavam a dinastia real da Escócia.Seu lema é "Ninguêm me fere impunemente". Seu tartan é um dos mais conhecidos e apreciados do mundo.

 Clóvis. O falso escocês.

Na rua Royal Mile em Edimburgo, artista tocando a gaita de fole.

Alguns dos muitos Clãs escoceses com o desenho de seus tartans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário