Quando fomos para a Inglaterra, colocamos em nosso roteiro uma passagem por um vilarejo muito famoso que produz um dos queijos mais comprados e consumidos no mundo: o CHEDDAR. Sim!!! Ele teve origem na Inglaterra, em uma vila inglesa do mesmo nome, CHEDDAR, e é o queijo mais consumido no Reino Unido também.
A lenda local diz que o Cheddar foi descoberto acidentalmente quando um fabricante de queijo deixou um balde de leite, por segurança, no interior das cavernas em “Cheddar Gorge” que é um desfiladeiro com algumas cavernas e que hoje é ponto turístico da vila de Cheddar. Ao retornar, o leite havia se transformado em uma nova e suculenta substância: nascia o queijo Cheddar.
Produzido desde o século XII, até hoje ainda é armazenado nas cavernas de Cheddar até o seu amadurecimento.
Tornou-se muito famoso na corte inglesa, e a Rainha Victoria foi presenteada com um queijo produzido com o leite de mais de 700 vacas. O Rei Henry II declarou o queijo Cheddar o melhor da Inglaterra.
Segundo o Prof. Jair Jorge Leandro, o que a maioria das lanchonetes vende como cheddar é uma massa processada, preparada com queijos variados, água e leite em pó, mais emulsificantes, aroma e corante artificiais. “Teoricamente,isso nem poderia ser chamado de queijo.”
A vila de Cheddar é conhecida no mundo inteiro e é constantemente reconhecida pela excepcional qualidade na fabricação do queijo Cheddar (em 2000, ganhou o “World Cheese Awards”). Assista o vídeo AQUI.
Acima o queijo com um "pint" de sidra artesanal!
Chegamos em Cheddar e fomos direto em um Pub para experimentar o famoso queijo porque as lojinhas que vendiam para turistas já estavam todas fechadas. Mas...a gente queria uma porção de queijo para tomar com sidra, e eles não sabiam o que era porção. E pra explicar que a gente queria COMER O CHEDDAR, MUITO CHEDDAR cortado em cubinhossssss? O que conseguimos foram estes triangulos. Comíamos um e pedíamos mais um, e assim foi. O sabor é fantástico, lembra um parmesão meio ardidinho e derrete na boca com uma textura um pouco arenosa huummmm, que delicia. E para completar, olhem na foto acima a cor da sidra de maçã. Ela tem esta cor opaca porque é artesanal e não foi clarificada.
Viajar sem estar preso a roteiros comerciais é muito bom!
Queijo, mais queijo, queremos queijo
A estrada passa no meio da garganta de Cheddar onde estão as cavernas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário